Fio de sutura na Utilidades Clínicas: Nylon, Ceda, BIOPDO e mais!
As suturas desempenham papel fundamental na recuperação pós-cirúrgica, garantindo o fechamento dos ferimentos e contribuindo para a cicatrização.
Para execução de uma técnica de sutura adequada, é importante investir em fios resistentes, com boa força tênsil e que não provoquem reação tecidual.
A boa notícia é que na Utilidades Clínicas você encontra diferentes fios de sutura para suas rotinas de saúde, incluindo Fio de Sutura Sintético, Fio Sutura Seda, Fio Cirúrgico BIOPDO e demais modelos em oferta!
Tipos de fios de sutura e suas classificações
Os fios de sutura estão disponíveis em diferentes modelos e materiais. Eles podem ser classificados de acordo com sua origem e capacidade de absorção, estrutura do fio e, até mesmo, pela presença ou ausência de agulha.
A seguir, confira os principais tipos de fio de sutura e suas classificações:
Fios de Sutura Absorvíveis x Não absorvíveis
Os fios de sutura podem ser classificados conforme a sua capacidade de degradação pelo organismo do paciente:
- Fio de Sutura Absorvível: fios cirúrgicos absorvidos pelo corpo do paciente. Podem ser de origem animal, como Fio Cirúrgico Catgut, ou sintética, como Fio de Sutura Poliglecaprone e Fio Cirúrgico BIOPDO.
- Fio de Sutura Não Absorvível: fios cirúrgicos que não são absorvidos pelo organismo, permanecendo no tecido onde foram implantados. Fio de Sutura Seda, Fio de Sutura Nylon, Fio de Sutura Poliéster são exemplos de fios não absorvíveis.
Fios de Sutura Monofilamentares x Multifilamentares
Os fios de sutura de origem animal, vegetal ou sintética também podem ser classificados de acordo com sua estrutura, sendo monofilamentares ou multifilamentares.
- Monofilamentares: produzido em fio único, são pouco maleáveis por possuírem mais memória e, ao mesmo tempo, oferecem baixo risco de contaminação.
- Multifilamentares: confeccionados em filamentos torcidos e trançados, são menos traumáticos e mais fáceis de serem manuseados. Contudo, apresentam maior risco à biossegurança.
Fios de Sutura Agulhados e Não agulhados
Os fios de sutura também podem apresentar ou não agulha em uma de suas pontas. Confira a diferença entre os modelos:
- Fio de Sutura Agulhado – apresenta agulha acoplada a uma de suas extremidades, ou seja, está pronto para ser utilizado.
- Fio de Sutura Não Agulhado – não possui agulha em sua ponta. Para execução da técnica, o conjunto fio + agulha deve ser montado.
Numeração e Calibre dos Fios de Sutura
Os materiais para sutura podem ser adquiridos em diferentes tamanhos ou calibres. Na área da saúde, os fios de sutura mais utilizados na prática clínica são os de numeração 2.0, 3.0 ou 4.0.
Quanto mais zeros o fio de sutura cirúrgica apresentar, menor será o seu calibre ou grossura. Neste caso, um fio 4.0 será sempre mais fino que um fio 2.0.
Principais Marcas de Fios de Sutura
Na Utilidades Clínica, trabalhamos com grandes marcas do segmento para fornecer aos nossos clientes o que há de melhor e mais moderno em materiais de consumo e equipamentos médico-hospitalares.
Conheça algumas de nossas principais parceiras:
- Atramat do Brasil;
- Best Care;
- Bioline Fios;
- J&J Ethicon;
- Procare;
- Shalon;
- Techsuture;
- e mais.
Ofertas de Fios de Sutura é na Utilidades Clínicas
A Utilidades Clínicas é um site 100% confiável, especializado em produtos médicos, hospitalares e homecare.
Aqui, você encontra os melhores fios de sutura com preço atrativo, entrega rápida e qualidade comprovada.
Aproveite nossas ofertas especiais para fazer o seu pedido e equipar o seu negócio com material de sutura e kits para sutura de excelente procedência.
Navegue pelo site, explore nossas categorias de produtos e encontre tudo para suas rotinas de saúde.