Anestésico Xylestesin 2% sem Vaso Constritor - CRISTÁLIA

Cód.: CRX11798A

ATENÇÃO! Medicamento de venda restrita a profissionais habilitados e pessoas jurídicas que exercem assistência à saúde, conforme legislação vigente.  Por gentileza, atualizar seu cadastro para liberação da compra. Proibida a venda direta ao público.

• Solução injetável de cloridrato de lidocaína 20 mg/mL sem vasoconstritor. Caixa contendo 50 tubetes de 1,8 mL.

XYLESTESIN É UM MEDICAMENTO, SEU USO PODE TRAZER RISCOS, PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS, EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM O FARMACÊUTICO.

Para que serve a lidocaína sem vasoconstritor?

O Xylestesin® (cloridrato de lidocaína) 2% carpule sem vasoconstritor é indicado para anestesia local em odontologia e pequenas cirurgias.

Qual a contraindicação da Lidocaína Xylestesin 2% sem vasoconstritor?

• Hipersensibilidade aos anestésicos locais do tipo amida ou aos outros componentes da fórmula;
  • Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Cuidado e Advertência Xylestesin®

• Dentistas que utilizam anestésicos locais devem ser conhecedores do diagnóstico e manejo das emergências que possam surgir da sua utilização;
  • Equipamento de ressuscitação, oxigênio e outros fármacos para ressuscitação devem estar disponíveis para uso imediato;
  • Para minimizar o risco de injeção intravascular, deve ser feita aspiração antes da solução de anestésico local ser injetada. A agulha deve ser reposicionada até não haja retorno de sangue provocado por aspiração. Contudo, a ausência de sangue na seringa não assegura que a injeção intravascular será evitada;
  • Deve-se ter cautela ao administrar lidocaína em pacientes com doença cardíaca isquêmica, choque grave, bloqueio cardíaco, função cardiovascular prejudicada ou doença hepática. Pacientes com doença hepática tem um risco maior de desenvolver concentrações plasmáticas tóxicas, devido a sua inabilidade de metabolizar normalmente os anestésicos locais;
  • A eficácia e segurança da lidocaína dependem da dose e técnica corretas, precauções adequadas e prontidão para manejo das emergências;

Interações Medicamentosas:

• A lidocaína deve ser usada com cuidado em pacientes tratados com antiarrítmicos, como a tocainida, pois os efeitos tóxicos são aditivos, bem como em pacientes usando betabloqueadores, cimetidina e digitálicos;
  • Efeitos cardíacos aditivos podem ocorrer quando a lidocaína é administrada com fenitoina intravenosa; no entanto, o uso a longo prazo de fenitoína e outros indutores enzimáticos pode aumentar as necessidades de dose de lidocaína;
  • Hipocalemia produzida por acetazolamida, diuréticos de alça e tiazidas antagonizam o efeito da lidocaína.

Posologia Lidocaína sem vasoconstritor

• A dose de cloridrato de lidocaína depende da condição física do paciente, da área da cavidade oral que será anestesiada, da vascularidade dos tecidos orais e da técnica anestésica utilizada;
  • O menor volume de solução que resulta em anestesia eficaz deve ser administrado e deve haver tempo entre as injeções para observar se o paciente manifesta alguma reação adversa;
  • Adultos Bloqueio: 1,5 a 1,8 mL, Cirurgia: 3 a 5 mL;
  • Doses Máximas Permitidas: 4 mg/kg (limite máximo de 06 carpules);
  • Se ocorrerem sintomas tóxicos leves, a injeção deve ser interrompida imediatamente;
  • Crianças, a dose deve ser individualizada de acordo com o peso e idade da criança. Não ultrapassar a dose máxima permitida de 4 mg/kg;
  • A dose deve ser reduzida em idosos, pacientes debilitados e em pacientes com cardiopatias e hepatopatias;
  • Cloridrato de lidocaína sem vasoconstritor deve ser reservado para uso em cardíacos e na tireotoxicose e quando há sensibilidade à orepinefrina;
  • Registro ANVISA: 1.0298.0357-009-4.

Composição Lidocaína Xylestesin 2% Cristália

Cada mL contém:

• Cloridrato de lidocaína: 20 mg;
  • Veículo estéril q.s.p: 1,0 mL;
  • Excipientes: cloreto de sódio, metilparabeno, hidróxido de sódio e água para injetáveis.
  • Observação: Cada tubete de Xylestesin® 2% sem vasoconstritor contém 36 mg de cloridrato de lidocaína.

Reações Adversas

• Reação muito comum (>1/10): eritema e petéquias;
  • Reação comum (>1/100 e <1/10): edema, contusão, sangramento no local da aplicação, dor no local da aplicação, prurido, náuseas, cefaleia postural, tremores e vômitos;
  • Reação incomum (>1/1000 e >1/100): lesão do nervo periférico, tontura, depressão respiratória.

Bula