Detalhes do Anestésico Neocaína 0,5%
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.
É UM MEDICAMENTO, SEU USO PODE TRAZER RISCOS, PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS, EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM O FARMACÊUTICO.
Para que serve Neocaína sem vasoconstritor?
O Anestésico Neocaína 0,5% Cristália é uma solução de cloridrato de bupivacaína sem vasoconstritor, de uso adulto.
A bupivacaína serve para a produção de anestesia local ou regional ou analgesia para cirurgia, procedimentos de cirurgia orificial, procedimentos diagnósticos e terapêuticos, e para procedimentos obstétricos (nas concentrações de 0,25% e 0,50%).
Também é destinado ao tratamento e profilaxia de dores causadas por processos cirúrgicos, sendo indicado para anestesia por infiltração, quando se deseja longa duração, por exemplo para analgesia pós-operatória.
Bloqueios de longa duração ou anestesia peridural onde a epinefrina é contraindicada e o relaxamento muscular potente não é necessário ou desejável.
Características do Anestésico Neocaína
- Solução injetável sem vasoconstritor.
- Composição: cloridrato de bupivacaína 0,5%.
- Apresentação: Embalagens contendo 10 frascos-ampola de 20 mL em estojo esterilizado.
- Via de administração: infiltração local, perineural de nervos periféricos e epidural, não está indicado para raquianestesia.
- Categoria: Anestésicos.
- Registro MS n° 1029800530245.
Cada ml contém:
cloridrato de bupivacaína.........................5mg
veículo estéril q.s.p....................................1ml
(Veículo: cloreto de sódio, metilparabeno, água para injetáveis).
Características farmacológicas da Neocaína
- NEOCAÍNA® 0,50% sem vasoconstritor é uma solução estéril, apirogência. O pH da solução sem vasoconstritor é ajustado para 4,0 a 6,5.
- O cloridrato de bupivacaína é um anestésico local do tipo amida. É aproximadamente quatro vezes mais potente que a lidocaína.
- Em concentrações de 5 mg/mL ou 7,5 mg/mL tem uma longa duração de ação, de 2 – 5 horas após uma única injeção epidural, e até 12 horas, após bloqueios nervosos periféricos.
- O início do bloqueio é mais lento do que com a lidocaína, especialmente quando na anestesia de nervos grandes. Quando usada em baixas concentrações (2,5 mg/mL ou menos) há um menor efeito nas fibras de nervos motores, e a duração da ação é menor.
- Entretanto, baixas concentrações podem ser usadas com vantagem para o alívio prolongado da dor, por exemplo, no parto ou no pós-operatório.
- A adição de um vasoconstritor, como a epinefrina, pode diminuir a velocidade de absorção.
Neocaína: Interações Medicamentosas
A administração concomitante de vasopressores e fármacos ocitócicos do tipo ergot poderá causar hipertensão grave persistente ou acidentes cerebrovasculares. A bupivacaína deve ser usada com cuidado em pacientes tratados com antiarrítmicos, como a tocainida, pois há adição de efeitos tóxicos. O uso simultâneo desses agentes deve ser evitado. Nas situações em que a terapia concomitante seja necessária, o monitoramento cuidadoso do paciente será essencial.
Contraindicações:
A NEOCAÍNA® 0,5% Isobárica está contraindicada em pacientes com reconhecida hipersensibilidade aos anestésicos do grupo das amidas. Por outro lado, a raquianestesia é formalmente contraindicada nas afecções do SNC, nas lesões ósteo-articulares da coluna vertebral e na região da punção. A maioria dos autores também contraindica esta técnica em estados de choque, anemias intensas, em casos de obstrução intestinal, hemorragias e arritmias severas.
Posologia do Anestésico Neocaína 0,5% sem vasoconstritor
- Deve-se ter muito cuidado para prevenir reações tóxicas agudas, evitando-se injeções intravasculares.
- É recomendada a aspiração cuidadosa antes e durante a injeção.
- Quando uma dose grande for injetada, por exemplo, no bloqueio epidural, uma dose teste de 3-5 mL de cloridrato de bupivacaína contendo epinefrina é recomendada, injeção intravascular acidental pode ser reconhecida por um aumento temporário da frequência cardíaca.
- A dose principal deve ser injetada lentamente, a uma velocidade de 25-50 mg/min, ou em doses progressivamente maiores, mantendo contato verbal constante com o paciente.
- A dose máxima recomendada de cloridrato de bupivacaína em um período de 4 horas é de 2 mg/kg de peso até 150 mg em adultos. Experiências até o momento indicam que a administração de 400 mg durante 24 horas é bem tolerada em adultos normais.
Para mais informações, vide a bula.
Reações Adversas
- Reação muito comum (> 1/10) - ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): hipotensão, náusea, dor pós-operatória, febre, vômito, anemia.
- Reação comum (> 1/100 e < 1/10) -ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): prurido, dor, cefaleia, constipação, vertigem, e angústia fetal.
Para mais informações, consulte a Bula do Anestésico Neocaína 0,5% sem vasoconstritor: