Qual é a finalidade do campo cirúrgico?

Campo cirúrgico descartável é um dos importantes aliados do profissional na hora de procedimentos cirúrgicos pois servem para evitar possíveis contaminações através de fluidos corporais.

Além disso, é usado como campo para mesa auxiliar, oferecendo mais segurança no manuseio de possíveis peças durante o processo.

Outra função do Campo Cirúrgico é a de ajudar a manter a temperatura corporal do paciente.

É importante destacar que ele é um material básico para suprimentos médicos e são descartáveis.

Quais são os tipos de campos cirúrgicos

Os campos cirúrgicos podem ser encontrados em variedades, tendo algumas características particulares em alguns, como por exemplo:

Campo Cirúrgico descartável

O campo cirúrgico descartável é ideal para demarcar a área de cirurgia, evitando contaminações por respingos de sangue e fluidos do corpo do paciente.

Ele obrigatoriamente só deve ser usado durante uma vez e depois descartado corretamente.

Campo fenestrado

Este tipo de modelo possui uma abertura necessária para que a limpeza da ferida possa ser feita com certa recorrência durante o procedimento.

Ele deve ser esterilizado com óxido de etileno ou autoclave.

Campo de tecido

Feito em algodão, o campo de tecido precisa seguir algumas normas de vigilância sanitária e de biossegurança. Da mesma forma, é preciso estar atento à vida útil do tecido, que pode ser danificado de acordo com o passar do tempo e esterilizações.

Campos Estéreis

Estes, possuem um valor um pouco mais alto pois já vem esterilizados e prontos para uso, o que facilita o processo e oferece mais tempo para o profissional.

Onde adquirir campos cirúrgicos?

Adquira seus descartáveis e materiais na loja virtual da Utilidades Clínicas, aqui você encontra marcas como 3M, Medis, Melhormed, Polarfix, Protdesc, entre muitas outras.

Nesta página é possível ter acesso aos melhores campos cirúrgicos com as melhores vantagens de compra e facilidades de pagamento.

Confira as novidades e deixe seu estoque equipado!